Sage Group plc apresenta os resultados referentes ao ano fiscal 2016 que terminou a 30 de setembro

Sage mantém o forte desempenho e aposta na transformação do negócio

30 novembro 2016

A Sage, líder no mercado de soluções integradas de gestão, contabilidade, salários e pagamentos, apresentou os seus resultados financeiros relativos ao ano fiscal de 2016:

Forte Performance
  • Crescimento da receita orgânica de 6,1% (FY15:6,0%) e a mais rápida taxa de crescimento da receita recorrente em dez anos de 10,4% /FY15: 9,0%);
  • Crescimento da subscrição de software de 32,3% (FY15: 28,9%) em linha com a transição planeada e com o declínio planeado nas receitas de licenças de software de 8,5% (FY15: declínio de 0,7%);
  • 46% de crescimento no número de contratos de subscrição para cima de um milhão (FY15: 690.000), e um crescimento nas taxas de retenção para 86% (FY15: 84%);
  • Crescimento acelerado das receitas na Europa, África e Brasil, performance menos acelerada na Ásia; crescimento na América do Norte consistente com o ano anterior.

ResultadosSage

1. Lucro orgânico operacional é declarado antes de items não recorrentes (custos excecionais). Salvo indicação em contrário, todas as métricas de crescimento de receitas mencionadas no report do CEO são declaradas com base em taxas cambiais constantes orgânicas. Ver o Appendix II, página 18 para mais informações sobre métricas não-GAAP e a nota 3 das declarações financeiras para mais detalhes sobre os itens excluídos do lucro operacional subjacente.

Transformação de negócio

- A transformação mantém-se em linha e foram feitos progressos no FY16 com uma margem orgânica operacional de 27,2% (FY15: 26,5%) alcançada no ano;
  • A primeira fase da transformação está agora concluída:
  • Despesas Gerais e Administrativas (G&A) em proporção das receitas reduziram para os 16,5% (FY15: 18,7%);
  • Economias anuais de £51m conseguidas nas G&A que estão a ser reinvestidas nas funções de vendas e marketing, com um custo excecional de £110m reconhecido no FY16 (£76m dos quais estão associados a poupanças de G&A);
  • Equipa de Gestão Sénior está definida para avançar com a próxima fase da transformação.
- Segunda fase da transformação começa no início de FY17:
  • Crescente foco na aquisição de novos clientes através do lançamento de produtos inovadores e de uma continuada melhoria da experiência do cliente;
  • Manutenção do investimento para crescimento através de vendas e marketing: estamos a estender os Customer Business Center (CBC) para proporcionar de forma integral marketing, vendas e serviços;
  • FY17: identificadas economias anuais de pelo menos £50m com um retorno a menos de 2 anos.
Sucesso na nossa estratégia tecnológica
  • Aumento nas subscrições pagas de 81% para as 313.000 subscrições. Aumento de 54% nas receitas no ano do Sage One;
  • Crescimento de 18% das receitas do Sage X3 e aumento de 25% no número de clientes;
  • Sage Live foi lançado em dois países em fevereiro de 2016 e foi o produto vencedor do prémio Produto Mais Inovador de 2016 pela Salesforce.com;
  • Sage 50 Accounts apresenta crescimento de três dígitos nas receitas de subscrição de software no Reino Unido, EUA e Canadá;
  • Inovação cloud nos produtos Sage 50, 100 e 300 colocada no mercado;
  • Lançamento do Sage Pegg com utilizadores em 125 países – o primeiro Chatbot a nível mundial para um software de contabilidade.
Sage em Portugal
  • Portugal cresceu cerca de 6%, muito acima do mercado, atingindo um crescimento das receitas recorrentes de 16% graças à excelente performance do modelo de subscrição (120% de crescimento), crescimento de licenças no mercado do enterprise (23%) com o compromisso dos parceiros para como o negócio;
  • Aposta da empresa em R&D para lançar produtos como o Sage Business Suite.

De acordo com Luís Pardo, EVP da Sage Iberia, “este ano continuamos a crescer muito acima do mercado, com um crescimento forte em receitas recorrentes, graças ao modelo de subscrição de software e a um alargado portfolio de produtos que cobre as necessidades tanto de empresários em nome individual (Sage One), como de pequenas, médias e grandes empresas com soluções como o Sage Business Suite e o Sage X3. O forte compromisso dos nossos parceiros de negócio, que beneficia milhares de clientes, tem sido decisivo para estes resultados. amos continuar a alavancar a inovação este ano, modernizando os nossos produtos nomeadamente o Sage 50c e a Sage Business Suite, uma poderosa solução integrada de gestão, desenvolvida para ir ao encontro dos pequenos empresários Portugueses, que representam 99% das empresas.”

Stephen Kelly, CEO da Sage refere que “a primeira fase do programa de transformação foi completada com sucesso. Para a segunda fase garantimos que temos a equipa de gestão, os processos e a cultura, necessários para oferecer o melhor ecossistema de tecnologia aos nossos clientes – os Empreendedores que alavancam a economia mundial, criando emprego, crescimento e prosperidade. A fase dois da transformação vai continuar a ser não linear e focada em criar maior inovação tecnológica, com crescente foco na aquisição de novos clientes, assim como na melhoria contínua da execução perante da estratégia. A Sage já está a impulsionar a inovação, com um ADN mais focado no cliente e colaboradores que fazem a diferença nas nossas comunidades através da Sage Foundation.

Para o FY17, o segundo ano fiscal da nossa transformação, o objetivo é alcançar, pelo menos, 6% de crescimento orgânico das receitas e uma margem operacional orgânica de, pelo menos, 27%”.
Para ver o relatório completo clique aqui