Soluções Sage preparadas para responder a alterações do IVA no setor da Restauração

23 junho 2016

O Orçamento de Estado para 2016 aprovou alterações ao IVA na restauração, que entram em vigor já a partir do dia 1 de julho de 2016 em todos os estabelecimentos que fornecem ou prestam serviços de alimentação e bebidas. Com o objetivo de apoiar e facilitar o dia-a-dia dos gestores de negócios neste setor, a Sage já atualizou as suas soluções para a área da restauração – Sage GesRest II e Sage Retail, disponibilizando um conversor que permite começar a preparar todas as alterações de forma antecipada.

A taxa de IVA irá variar de acordo com as formas de fornecimento de alimentos e bebidas e as mudanças agrupam-se da seguinte forma: serviço de restauração e catering; take-away, drive-in ou outras formas de fornecimento de refeições prontas a consumir e ainda serviço de alojamento com alimentação e bebidas incluídos.

As soluções Sage para a área da restauração - das quais se destaca a solução Sage GesRest II - permitem começar desde já a agendar as alterações que entram em vigor no próximo dia 1 de julho.
Para além desta funcionalidade de agendamento, permitem ainda selecionar os artigos onde vão ocorrer as alterações, definir se se mantêm ou alteram o PVP com a mudança da taxa de IVA e criar diferentes taxas de IVA por zona de serviço, por exemplo take away ou restauração. A utilização das “opções menu” também muda com esta alteração legal, passando a existir a possibilidade de utilizar menus com diferentes taxas de IVA.

Segundo Ana Ribeiro, New Business Director da Sage, “Preocupamo-nos em facilitar aos nossos Clientes estas mudanças legislativas que têm grande impacto nas suas atividades do dia-a-dia. Damos-lhes a possibilidade de preparar as alterações de forma antecipada, permitindo que todo o sistema esteja operacional antes da entrada em vigor das novas taxas, cumprindo atempadamente a legislação em vigor”.

A Sage irá realizar dois webinars gratuitos nos dias 27 e 28 de junho dedicados a este tema. Inscrições ou mais informações sobre os webinars podem ser obtidas aqui.

A Sage tem também ao dispor dos clientes uma linha telefónica onde será possível colocar todas as dúvidas que surgirem durante a implementação das novas regras - Linha Sage IVA: 22 120 25 12
Saiba mais sobre as soluções Sage para a área da restauração em: www.sage.pt/software-restaurantes