Sage alcança objetivos financeiros e garante crescimento sustentado em 2015

03 dezembro 2015

Crescimento orgânico das receitas de 6% (FY14: 5%).
Crescimento da receita orgânica recorrente de 9% (FY14: 7%), com a subscrição de software como principal impulsionador.
Os contratos de subscrição de software cresceram para 690,000 (FY14: 450,000) e atingiram um crescimento anualizado de 28% atingindo os 464,4 milhões de euros (FY14: 361,8 milhões de euros).
Crescimento de 100% nos subscritores pagantes do Sage One, ascendendo a 173,000 (FY14: 86,000). Reino Unido e Irlanda ultrapassaram os 100.000 subscritores pagantes até novembro de 2015.

Revisão de Negócio
  • Concluída a avaliação do negócio, incluindo produtos, estrutura organizacional, modelo de gestão e de políticas, preparando-se a próxima fase de crescimento sustentável a longo prazo;
  • Simplificada a categorização dos produtos em “Growth” e “Heritage”, com 87% do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento direcionada aos produtos da categoria “Growth”;
  • Iniciada a transformação organizacional com vista a alcançar uma redução de custos anualizados de pelo menos 67,5 milhões de euros até ao final de 2016, com as poupanças a serem reinvestidas em crescimento;
  • Categorias de receitas redefinidas e alterada a aplicação da política de reconhecimento da receita para alguns produtos para que seja possível acompanhar de forma clara e transparente o seu desempenho. Nenhuma das alterações afeta a geração de fundos. A síntese financeira abaixo está ajustada para comparações com projeções anteriores.

Evolução dos produtos globais

• Com o lançamento na Austrália, Brasil e Malásia, o Sage One está agora disponível em 14 países;
  • Foi lançado o Sage Live, a solução global na nuvem para PME, através dos recém-criados Customer Business Centres (CBCs);
  • 11% do crescimento orgânico das receitas no Sage X3, com crescimento de 22% fora de França. Também foi lançado o X3 Cloud.
Evolução dos lucros
  • Aumento da margem operacional orgânica para 27,1% (FY14: 26,5%), apesar de incluir custos iniciais de transformação;
  • Conversão subjacente de fundos de 106%, através da gestão continua disciplinada de capital, gerando um fluxo de caixa de 399,6 milhões de euros (FY14: 309,15 milhões de euros) e de um aumento de 8% nos dividendos anuais para 17,685 cêntimos.

Brendan Flattery, Presidente Sage Europa, refere: “estamos satisfeitos por termos alcançado os objetivos financeiros globais a que nos propusemos há três anos e com o bom momento a que chegámos com o nosso programa de transformação. Na Europa, registámos progressos significativos com o Sage One, aproveitando a oportunidade de a generalidade dos pequenos negócios não usar software de gestão e assim quase duplicámos as subscrições no Reino Unido. Também registámos um desempenho fantástico nas receitas orgânicas das subscrições, impulsionadas por inovações como o Sage Drive, que viu quintuplicar o número de instalações, reforçando mais um bom ano na região. Há muito a fazer, mas preparámos o terreno para o próximo passo da nossa transformação”.