TAP utiliza solução Sage XRT Treasury para uma gestão mais eficaz da tesouraria

08 setembro 2015

A TAP – Transportadora Aérea Portuguesa utiliza a solução SAGE XRT Treasury, uma ferramenta avançada de gestão de tesouraria que permite a uniformização de toda a informação financeira e, consequentemente, ganhos notórios ao nível da gestão para a empresa portuguesa.

Com a utilização do Sage XRT Treasury, “temos acesso a uma base de dados única e universal onde a TAP consegue integrar a informação entre os diversos módulos que são disponibilizadas pelo Sage XRT. Com recurso a toda essa informação, conseguimos tomar as nossas decisões diárias de uma forma muito mais realista e com isso gerir a tesouraria do grupo da melhor maneira possível”, refere Catarina Lopes, Treasury Manager TAP Portugal.
Antes da implementação, a TAP utilizava uma ferramenta que não abrangia todas as áreas financeiras, pelo que houve a necessidade de mudar de plataforma tecnológica de gestão de tesouraria de modo a que toda a informação fosse uniformizada e disponibilizada em tempo real.

A TAP voa para 82 destinos em 35 países, o que leva a que a companhia tenha um grande número de contas bancárias para gerir (159). A empresa trabalha diariamente com 13 bancos nacionais e 51 internacionais. Paralelamente, há um conjunto de outras atividades como reconciliação bancária, instrumentos financeiros e contabilizações automáticas que exigiam ser monitorizadas de uma forma célere e eficaz.

“O projeto na TAP envolveu a implementação da nossa plataforma de gestão tesouraria avançada, nomeadamente nas áreas de comunicação bancária, reconciliação bancária, cash management (posição e previsão de tesouraria), decisões financeiras e contabilização automática dos custos financeiros”, sublinha Hugo Oliveira, Sales Manager, Enterprise Market da Sage Portugal.
A TAP tem uma frota anual de 77 aviões e iniciou atividade há mais de 70 anos.